» Artigos

Ensinar a importância do dinheiro às crianças

Artigos (11/12/13)  Dinheiro sem valores éticos é como conduzir sem travões. É perigoso não só para quem conduz como para outros à volta. As crianças devem aprender os princípios éticos associados ao dinheiro desde muito cedo. É importante ensinar às crianças a melhor forma de se relacionarem com o dinheiro, para que o saibam ganhar, poupar, dar, gastar, investir e - mais importante de tudo - serem felizes com ele. Afinal, o dinheiro ocupa um grande espaço das nossas vidas.

Dois grandes especialistas em educação financeira para crianças, o casal Jon e Eileen Gallo, apresentam um plano com os comportamentos relacionados com dinheiro que deve incutir nas crianças. Aqui ficam alguns dos conselhos mais importantes referidos no seu livro: "8 Passos para Educar Crianças bem Sucedidas, Generosas e Responsáveis".

Ética no trabalho. Os autores referem um estudo realizado pela Universidade de Harvard que demonstra que o desenvolvimento da capacidade para trabalhar ou a ética profissional entre os seis e os doze anos de idade é o factor mais importante para a saúde mental durante a vida adulta.
Não dê dinheiro aos seus filhos como forma de pagamento pela realização de tarefas domésticas. Isso criará expectativas falsas quanto à importância do trabalho. Incentive-as a dar o seu melhor, em vez de ser "o melhor". Alguns princípios básicos como a pontualidade, a disciplina, a persistência no aperfeiçoamento da qualidade das tarefas são elementos muito importantes no desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

Incutir o sentido de poupança: devo gastar a minha mesada toda hoje em brinquedos, tal como fazem os meus amigos, ou devo ser capaz de poupar algum dinheiro para outras coisas melhores mais tarde? O princípio base da poupança implica adquirir alguma inteligência emocional, não só para ganhar a capacidade de adiamento da recompensa, como também para ser capaz de resistir à pressão social do grupo. A capacidade de poupar adquire-se muito cedo e é um dos factores mais importantes na construção de riqueza.
Pode incutir a poupança nas crianças através da demonstração. Mostre-lhes que se pouparem hoje, obterão uma recompensa maior no futuro.

Aprender a dar. Ser capaz de ajudar os outros é um princípio base na construção de relações humanas. É também uma forma de incutir sentimentos de compaixão e amizade. Pode ensinar às suas crianças que o dinheiro não serve apenas para nos ajudar a nós próprios, também é capaz de ajudar os outros. Pode fazer isto através de acções de caridade. Quando toda a família participa em acções de caridade, as crianças adquirem sentimentos de empatia e responsabilidade;
Encoraje os seus filhos a doar alguns dos seus brinquedos a outras crianças mais pobres ou quando já são muito grandes para eles. Mostre-lhes como os seus donativos ajudam as outras pessoas.

Dar o exemplo. Nada ensina melhor as crianças do que os comportamentos que observam nos pais. Costuma tratar mal as pessoas de uma faixa social inferior? Se o faz, as crianças vão perceber que as pessoas com menos dinheiro ou que desempenham determinadas profissões humildes não merecem um tratamento de respeito. Dessa forma, o dinheiro será visto pelas crianças como parte da sua identidade em vez de algo que podem ou não possuir. O valor patrimonial e o valor humano das pessoas são totalmente diferentes, há pessoas maravilhosas sem dinheiro e pessoas horrorosas com muito, referem os autores.

Contar histórias verdadeiras sobre o dinheiro. Uma história sobre dinheiro é uma conversa honesta, aberta e pessoal da sua relação com questões financeiras, principalmente durante a infância. Tem de ser capaz de exprimir as suas emoções em relação ao dinheiro para que a mensagem chegue de forma coerente aos seus filhos. Ser capaz de mostrar os seus princípios éticos é a forma mais expedita de os fazer chegar às crianças.

Dra Ana Serafim



ARDOIS
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
  Creche Pinta Cor © 2014. Todos os direitos reservados